top of page

Sistema de Supressão por Gases Extintores Limpos:

 Sistemas de Supressão por Gases Extintores Limpos que comercializamos e recomendamos estão em conformidade com a NFPA 2001.

Sistema de CO2:

O Sistema de CO2 é um dos sistemas pioneiros para combate a incêndio, o conhecido dióxido de carbono é um agente gasoso limpo, gás inodoro, incolor, anticorrosivo e não condutor de eletricidade, de fornecimento abundante e pode ser armazenado em quaisquer cilindros de alta pressão ou de baixa pressão tanques. Ele tem sido usado eficazmente como um gás de extinção de incêndios desde o início de 1900. 

 

O CO2 extingue o fogo pela expulsão do oxigênio existente no ambiente e por resfriamento, proveniente do contato do agente a baixa temperatura com a superfície em combustão. O Sistema de CO2 suprime o fogo por inundação total ou aplicação local. No caso de inundação total, o agente extintor é descarregado em todo o ambiente protegido.


Aplicações :

Áreas industriais não habitáveis em geral;
Salas de transformadores;
Salas de geradores;
Fornos elétricos;
Estufas de cabines de pintura;

Armazéns de líquidos inflamáveis;
Turbinas a gás e a vapor;
Plataformas de petróleo;
Casas de máquinas de navios;
Máquinas/equipamentos que requeiram aplicações locais

 

Sistema de FM 200:

O Sistema de FM-200® utiliza um gás de efeito estufa regulado, sob as substâncias destruidoras do ozônio e gases de efeito estufa sintéticos (ODS & SGG) Regulamento da Gestão 1995. Este sistema gasoso funciona em segundos e são facilmente adaptadas para a proteção dos ativos de alto valor.

 

É o agente extintor mais utilizado mundialmente, conforme as normas NFPA 2001 (USA) e ISO 14520 (CE). Descarregado em 10s no ambiente a 7% V/V, o FM-200® apaga focos de incêndio precocemente sem redução de O2, sem danos aos bens protegidos e sem agredir o meio-ambiente (ODP=0/GWP baixo).

O gás extintor FM-200 (heptafluorpropano) é fabricado pela DuPont Chemical e atualmente é o mais preferido para a extinção limpa de fogo em ambientes vitais e críticos das empresas, como sites de informática e telefonia, salas de controle de automatização industrial e outros locais que não podem ser paralisados pelos efeitos do fogo ou dos agentes extintores tradicionais, que na maior parte das vezes provocam danos no ambiente e nas máquinas, na maioria das vezes bem superiores aos causados pelo fogo.

O FM-200 é ativo para extinguir o fogo da classe A, B e C e é completamente inofensivo para as pessoas que estejam no local do disparo. O FM-200 não retira o oxigênio e extingue o fogo por uma ação física esfriando as chamas e por uma reação química sobre os radicais livres do fogo que impede que eles realimentem as chamas.

Cada sistema FM-200 é projetado especialmente para o local que será protegido, executando-se cálculos hidráulicos e isométricos, que definem a capacidade do cilindro de gás FM-200, válvulas, tubulações e bicos de descarga, para que a descarga total do gás FM-200 ocorra em até 10 segundos após o disparo, que pode ser automático por detecção de fumaça ou calor, ou manual.

Essa rapidez da descarga extingue o fogo no seu inicio, não deixa resíduos e permite que a continuidade da operação seja retomada poucas horas depois da extinção do fogo.

A grande variedade de componentes do sistema FM-200 possibilita que o projeto do sistema seja o mais adequado para o local a ser protegido, com a utilização mínima de espaço.

Hoje, o preço do gás FM-200, que é o componente mais caro do sistema, está bastante acessível, fazendo com que, na maioria dos casos, a instalação de um sistema com FM-200 seja mais em conta que um sistema tradicional de CO2


Aplicações :

Áreas industriais em geral;
Salas de transformadores;
Salas de geradores;
Fornos elétricos;
Estufas de cabines de pintura;

Armazéns de líquidos inflamáveis;
Turbinas a gás e a vapor;
Plataformas de petróleo;
Casas de máquinas de navios;
Máquinas/equipamentos que requeiram aplicações locais.

 

Sistema de Novec 1230:

O 3M Novec 1230 utiliza cetona fluorada (fluorcetona) sob a forma de um fluído incolor, que não conduz eletricidade e quase sem odor., é o mais novo, moderno e ambientalmente correto agente extintor existente no mundo. Suas propriedades de extinção do fogo são bastantes semelhantes às do FM-200, não retirando o oxigênio do local e extinguindo o fogo por uma ação física esfriando as chamas e por uma reação química sobre os radicais livres do fogo que impede que eles realimentem as chamas.

 

Alia alta eficiência na extinção, segurança para uso em áreas com a presença de pessoas e grandes benefícios ambientais, pois tem um fator zero de ODP (ataque à camada de ozônio), o menor índice de GWP (efeito estufa) e de dissipação na atmosfera, 5 dias, entre todos os demais agentes extintores hoje existentes.

 

Essa é a razão pela qual o Novec 1230 está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas que dão grande importância à proteção ambiental e que querem uma solução "verde" para a extinção de incêndio nas suas instalações.


Aprovações e certificações: o Novec 1230 está de acordo com a NFPA 2001 e com a Política de Novas Alternativas (SNAP) da EPA (Agencia Americana Ambiental). O sistema Novec  tem certificações UL e Factory Mutual Approved.

 

A 3M fabricante do Novec 1230 oferece uma Garantia 3M Blue Sky que funciona da seguinte maneira se o fluido tiver seu uso banido ou restrito como agente de proteção contra o fogo, devido ao seu potencial de depleção da camada de ozônio ou ao seu potencial de aquecimento global, a 3M reembolsará o preço de compra do fluido.


Aplicações :

Áreas industriais em geral;
Salas de transformadores;
Salas de geradores;
Fornos elétricos;
Estufas de cabines de pintura;

Armazéns de líquidos inflamáveis;
Turbinas a gás e a vapor;
Plataformas de petróleo;
Casas de máquinas de navios;
Máquinas/equipamentos que requeiram aplicações locais.

 

Sempre atendendo a sua necessidade conforme projeto e especificações com base em normas internacionais e nacionais.

 

 

bottom of page