Olá, leitores da New Safety! Nesta edição do “O Minuto New Safety”, mergulhamos no tema “Incêndio em Galpão Logístico” e exploramos como podemos trabalhar juntos para ajudar a manter as pessoas e os bens seguros. Os galpões logísticos são utilizados para o armazenamento de produtos em geral. Apesar de sua finalidade comum, os armazéns variam em tamanho, tipos de materiais armazenados, configuração de armazenamento, construção e outros fatores.
A National Fire Protection Association há muito reconhece que os galpões logísticos apresentam desafios especiais para a proteção contra incêndios porque seus conteúdos e layouts são propícios à propagação do fogo e apresentam obstáculos aos esforços de suprimir o incêndio.
Nos últimos anos houve um aumento na construção de novos complexos logísticos de armazenamento, com aumentos desses números e a expansão de sua capacidade tem impactado diretamente na carga potencial de incêndio, o que ocasionará em um grande impacto tanto na incidência de possíveis combate a incêndio em armazéns quanto em novas soluções para proteção e combate a incêndio.
Conforme levantamento feito pela NFPA em julho de 2022, um em cada dez incêndios em armazéns logísticos foi ocasionado por falta de manutenção em equipamentos, sejam eles eletrônicos ou de iluminação, porém a maioria dos incêndios que afetou a estrutura dos armazéns foi acarretado por estocagem de produtos além do limite permitido e esses incêndios foram responsáveis por dois terços dos feridos civis e mais da metade dos danos diretos à propriedade.
De 2016 a 2020, os bombeiros locais responderam a uma média estimada de 1.450 incêndios estruturais por ano em armazéns logísticos nos EUA. Esses incêndios causaram uma média de duas mortes de civis, 16 feridos civis e US$ 283 milhões em danos materiais diretos.
Os principais resultados desse levantamento foram que:
Líquidos e gases inflamáveis e combustíveis foram os primeiros itens que ocasionaram grandes incêndios, causando 34% dos ferimentos de civis.
Incêndios em armazéns são menos comuns durante a noite, mas esses incêndios estavam associados a maiores perdas de propriedade.
Incêndios entre meia-noite e 6h da manhã representaram 18% dos incêndios, mas 45% dos danos diretos à propriedade. Quase metade das lesões foram associadas a incêndios ocorridos entre 6h e 17h.
A distribuição elétrica ou equipamentos de iluminação estiveram envolvidos em 18% dos incêndios em armazéns e foram responsáveis por 31% dos danos materiais diretos.
Curto-circuito em equipamentos elétricos foi a principal fonte de calor em incêndios em armazéns, responsável por 14% dos incêndios e danos materiais diretos e 21% das lesões de civis.
A New Safety possui uma unidade de negócio especializada em projetos e consultoria técnica. Nossa equipe de engenheiros passam por treinamento em nosso Instituto e também na grande maioria dos fabricantes de produtos e equipamentos de sistemas contra incêndio. Dessa forma, garantimos a qualidade e a confiabilidade dos serviços prestados, contribuindo para a segurança de vidas e bens.
Conheça mais sobre esses serviço em: ACESSE O LINK.
Quer saber mais?
Se deseja aprofundar seus conhecimentos, fique atento nas próximas semanas, pois estaremos.
Até a próxima edição do "O Minuto New Safety" com o oferecimento do Instituto New Safety, continuaremos a explorar tópicos relevantes para manter todos informados sobre as melhores práticas em segurança. Mantenha-se seguro e protegido. A confiabilidade dos seus sistemas de prevenção e combate a incêndio depende disso.
O Minuto New Safety é uma publicação da New Safety Fire Protection e com o Oferecimento do Instituto New Safety.
Fonte: Report: NFPA's "Warehouse Structure Fires"
Author: Richard Campbell Issued: July 2022
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: @newsafety
Instagram: @newsafety
YouTube: @newsafety
Site: www.newsafety.com.br
Comments