top of page
Buscar

Sistema de Hidrantes

Um dos equipamentos de combate a incêndio mais conhecidos é o Sistema de Hidrantes. Eles estão presentes no nosso dia a dia, nos filmes e até em desenhos animados. A maioria das pessoas tem noção que um hidrante é capaz de fornecer água, mas poucas sabem como ele realmente funciona. No post de hoje vamos falar mais sobre esse equipamento e sua funcionalidade.



Existem diversos tipos e modelos de hidrantes para cada situação como por exemplo: hidrante de solo ou urbano, industrial, de parede e o de recalque. O funcionamento de cada um deles é relativamente parecido, no ambiente industrial o sistema de hidrantes é interligado com o sistema de bombas de incêndio por uma rede geral de tubulação pressurizada pela bomba "jockey". A partir do momento que há qualquer abertura de um ponto de hidrante a bomba central ou a de reforço vai entrar em funcionamento para fornecer água através da rede para o ponto aberto. Nesse momento é conectado uma mangueira a uma das bocas do hidrante, há equipamentos com diversas saídas, que são capazes de comportar um maior número de mangueiras de uma única vez, e é aberta a válvula.


O sistema de hidrante é composto por um abrigo, mangueiras, chave para engate rápido, esguichos e válvulas. Pode ser também utilizado canhões monitores para o auxilio ao combate. A manutenção preventiva e corretiva é fundamental para o bom funcionamento do equipamento, para que não haja falhas inesperadas na hora de uma emergência. Se você tiver alguma sugestão de temas para os próximos post, escreva nos comentários.


Até a próxima!

316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page