top of page
Buscar

Sprinkler: Tipos e Funcionamento.


No post de hoje falaremos sobre um equipamento que está presente no dia a dia de todas as pessoas ao redor do globo e é cercado por mitos a respeito do seu funcionamento. O tema de hoje é Sprinkler: Tipos e Funcionamento.


Você já viu aquela cena em que um personagem de um filme aproxima um isqueiro de um sprinkler que rapidamente reage em cadeia e começa a jogar água para apagar um possível "incêndio"? Pois é, isso só acontece nos cinemas. Na vida real um sprinkler não é ativado dessa maneira e aqui explicarei como isso acontece.



Um sprinkler é um dispositivo comumente utilizado no universo de combate a incêndios. Existem dois tipos de sprinkler: Ampola de Vidro e Liga Fusível. O com ampola é composto de uma “armadura” e um elemento sensível, chamado bulbo, já o tipo Liga Fusível opera pela fusão de um de seus componentes sob influencia do calor. O bico de sprinkler é rosqueado a uma tubulação pressurizada e permanece fechado por tampa travada pelo bulbo. As roscas normalmente são de ½” ou ¾” NPT. No caso do com ampola de vidro, mais usual, o interior do bulbo um líquido se expande a uma determinada temperatura de maneira que a cápsula seja rompida, quando um incêndio for iniciado, liberando a água para atuar no combate.


Existem diversos tipos de sprinkler ( em pé, pendente, lateral, embutido, flush e oculto) com variadas temperaturas nominais, abaixo estão os mais convencionais no Brasil: Bulbo Vermelho: 68ºC Bulbo Amarelo: 79ºC Bulbo Verde: 93ºC Bulbo Azul: 141ºC



Se você tiver sugestão de temas para a nossa próxima postagem, comente aqui em baixo.

Até mais!

598 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page